//

ANA PÉREZ-QUIROGA

12/07/2014 - 31/08/2014

 

folha de montra

 

 

 

Ana Pérez-Quiroga apresenta A Favor da Concórdia, 2014

Instalação

 

 

Agosto de 2013, Xangai, loja de gaiolas para pássaros. No Caojiadu Flower and Bird Market o dono e fabricante Sr. Chen mostra-nos diversas gaiolas.

 

Eu queria uma gaiola que de alguma forma já tinha idealizado, depois de ter visto umas quantas em livros clássicos e nos jardins, onde são passeadas por donos orgulhosos do canto dos seus pássaros. De forma cilíndrica, tamanho médio, nem grande nem pequena, com o topo plano.

 

Na companhia da minha amiga Catarina Leite, profunda conhecedora da cultura chinesa e fluente em mandarim, passámos cerca de 4 horas numa total imersão na fabricação e aprimoramento das gaiolas de bamboo. As decisões que se seguiram à escolha do formato, tamanho e cor, perdiam-se agora, com os embelezamentos.

 

Revirei a loja, de alto a baixo, procurando em prateleiras e gavetas diversos elementos que pudessem criar subtilmente um efeito de aparato.

 

Parafusos em forma de gotas de orvalho e um em forma de lingote de ouro, tão ao gosto chinês, prende uma peça circular em seda bordada, que fica no interior do topo da gaiola. A utilização desta peça surpreendeu verdadeiramente o Sr. Chen, porque não é para ser usada neste tipo de gaiolas.

 

A partir daqui foi uma delirante tarde de trabalho, com o Sr. Chen a disputar comigo o gosto pelos pequenos elementos.

 

Escolhi fechos em osso para ligarem a base, placas embutidas para ladearem a porta de correr e uma barra de descanso, em madeira exótica e ainda uns quantos elementos em pau-santo para fazerem a ligação entre os recipientes de porcelana e as barras da gaiola.

 

Dois conjuntos de recipientes para comida e um banheira em porcelana, fazem parte do decorado, sendo que um é para inverno e outro para verão.

 

Mas é no conjunto formado pelo suporte de madeira e gancho metálico, que serve para suspender a gaiola, que reside o seu maior interesse estético, podendo atingir valores elevadíssimos. A minha escolha recaiu num trabalho de talha em madeira de sândalo, criado por um reputado mestre. Para o gancho metálico, um outro mestre trabalhou o bronze, dando forma a linhas nervuradas.

 

Vendo-me cansada, Sr. Chen fez-me sentar numa cadeira espreguiçadeira de que gostei muito e que no final comprei.

 

 

Mas para que os pássaros dentro das gaiolas possam dormir é necessário cobri-las com uma capa, para os proteger da luz. Foi aqui que teve lugar a minha criação no plano dos tecidos.

 

Tinha visto em Suzhou, no museu de arte, um baldaquino, que me inspirou. Comprei os tecidos, de algodão azul e seda rosa, para debruar uma fita de seda laranja, assim como botões em madre pérola.

 

No alfaiate do bairro, em Yu Yuan Rd. 1032, o Sr. Li, depois de uma longa conversa, feita quase toda com desenhos e maquetes, acordou em fazer-me a capa. O resultado foi tão surpreendente que, orgulhosamente, mostrava a gaiola com a capa a todos os moradores que passavam pela rua. Explicou-me embaraçado que tinha ficado mais caro do que tínhamos acordado, mas era evidente, o trabalho estava perfeito!

 

 

Ficha técnica:

Gaiola para pássaros em bamboo, fechos em osso, barra de descanso em pau rosa, topo em seda bordado, elementos decorativos em pau-santo e bamboo, parafusos em latão, recipientes para comida e bebida em porcelana, gancho em bronze montado em suporte de madeira de sândalo talhado. Capa para cobrir a gaiola em tecido de algodão azul e seda rosa, botões em madre pérola. Aquário em aço inox e vidro. Jogo do gato em cordão de seda vermelho, montado com ventosas de nylon. Tinta de água azul nº5.

PT | EN

© A MONTRA 2013