//

JOAO FELINO

17/01/2015 - 01/02/2015

 

biografia

 

 

Desde a primeira exposição em 1993 On(e ) Painting, que teve lugar na Galeria Quadrum, um dos mais relevantes espaços de arte durante os anos 70's e 80's em Lisboa sob a liderança de Dulce D'Agro, tenho vindo a apresentar um extensivo grupo de projectos através de uma investigação levada a cabo com recurso aos mais diversos medium; trabalhos sobre papel, desenho, colagem, pintura, fotografia, escultura, trabalhos baseados em objectos encontrados, vídeo e multimedia, performance e instalação, com um forte ênfase em trabalhos baseados em texto.

Um corpo de trabalho fortemente enraizado num enquadramento histórico e conceptual que toma a arte também como uma categoria problemática, desde a sua criação e apresentação até à sua recepção.

 

Group Show na Jack presents, outro espaço gerido por artistas em Lisboa e até ao momento a exposição individual mais recente, é aquela que melhor descreve e sintetiza desde logo através do seu título o processo de trabalho e metodologia, da arte até todas as formas de representação, artísticas mas também políticas, sociais e cientificas. Uma reflexão sobre como um artista hoje trabalhando com fotografia responde perante os assuntos que são específicos dos processos fotográficos, ainda que com outros meios, desde o momento da sua execução e produção até aoda sua recepção e consumo.

Trabalhos que recusam o preconceito segundo o qual os mais recentes desenvolvimentos nos processos e practica da fotografia ou da pintura, por exemplo, teriam encolhido ou estreitado a esfera própria de cada um destes meios. Muito pelo contrario, abriram todo um espaço regenerativo sugerindo novas ideias reflexivas acerca da complexidade das imagens e do modo como são concebidas, produzidas e disseminadas.

 

A sua exposição individual mais recente Flags of the World teve lugar no MUDE - Museu do Design e da Moda, em Lisboa do ultimo dia 22 de Maio até 31 de Agosto. De entre as próximas exposições individuais a apresentar brevemente incluem-se Flags of the World, em Berlin e All the News That's Fit to Print, primeira exposição individual em New York, e a colectiva Entre o Sul e o Sueste - Arte Portuguesa de Hoje, com curadoria de Fernando Francés, Benetton Foundation no cac - Centro de Arte Contemporáneo de Málaga, em 2015.

PT | EN

© A MONTRA 2013